quarta-feira, 22 de abril de 2015

Divagações: A efemeridade da vida

Esta é uma daquelas coisas que nós já sabemos, que estamos fartos de ouvir falar, mas que na realidade dedicamos pouco tempo para pensar sobre o assunto. Eu sou uma pessoa que está sempre a pensar, não só sobre as minhas histórias, mas sobre tudo no geral.

Hoje acordei com um estado de espírito diferente, não sei explicar, aquela sensação de que tudo vai correr bem, e no trabalho não me aborreci com clientes menos simpáticos, nem senti a necessidade de responder porque simplesmente não me sentia afectada por nada disso. Tudo o que sentia vontade de fazer era sorrir, cumprimentar toda a gente e ser amigável. Para mim foi estranho. Pensei, porque razão isto não acontece todos os dias?



Pode acontecer todos os dias, mas uns dias podemos nos sentir assim de bem com a vida e nada que nos digam vai afectar essa boa disposição, outros dias vai ter de partir de nós, de dentro, de um esforço que pode não ser fácil de conseguir. Não devia ser um esforço, mas é mesmo assim. Há dias que simplesmente não há espaço para a boa disposição, porque temos muita coisa na nossa cabeça.



Isso mesmo nos leva de volta ao título do post. Uma grande parte do nosso tempo é ocupada por preocupações, e estamos tão ocupados que perdemos muita coisa á nossa volta.

Estamos preocupados com o trabalho, com dinheiro, com as contas para pagar, com tarefas domésticas, e mais mil e uma coisas, que não conseguimos parar um pouco para pensar. O que queremos realmente desta vida? Quais são os nossos objectivos? Quais são os nossos sonhos? Vamos fazer exactamente a mesma coisa todos os dias sem nos questionarmos?

Temos de ter em mente que a vida é muito curta, que estamos aqui só de passagem. Não digo para fazer uma mudança radical na sua vida, o que não é uma coisa má, mas preste mais atenção a si mesmo e ás pessoas á sua volta. 


Não perca demasiado tempo com preocupações, é difícil, mas também é necessário. Perca mais tempo a tratar de si, descanse e relaxe mais, olhe pela sua saúde, desfrute das pequenas coisas, faça mais coisas que você gosta como ler, passear, dançar, passe mais tempo ao ar livre, aprecie a natureza, a arte. 

Esqueça desentendimentos ou ressentimentos e mágoas do passado, siga em frente, sorria mais, viva o presente sem receio porque o passado já passou e o futuro ainda não chegou.

Mas mais importante, dedique mais do seu tempo ás pessoas que lhe são próximas, que você ama, e certifique-se que elas sabem o quanto você as estima, o quanto gosta delas. 

Isto tudo porque você num dia está aqui, mas no outro pode não estar, as coisas podem mudar radicalmente e aí vai haver arrependimento, de tudo o que você não fez e devia ter feito, de tudo o que você devia ter dito e não disse. 

Aqui fica este meu desabafo, acho que nunca é demais relembrar. Vivam a vida e façam o favor de ser felizes. =)


3 comentários:

  1. Adorei seu post e concordo em tudo. Acabamos por não viver verdadeiramente.
    Grande abraço
    Lúcia

    ResponderEliminar
  2. Adorei seu post e concordo em tudo. Acabamos por não viver verdadeiramente.
    Grande abraço
    Lúcia

    ResponderEliminar
  3. Nossa muito bom se sentir assim, sem que nada nos afete!Eu graças a Deus estou todos os dias assim!Magoas, ressentimentos pra quê isso envelhece nossa alma!

    ResponderEliminar