sexta-feira, 30 de maio de 2014

Um Sonho Ou Realidade - Cap 42

Toda a gente tem direito a ter um esgotamento nervoso e chorar de vez em quando, não é sinal de fraqueza, mostra que somos humanos, não feitos de ferro, e que talvez tenhamos sido fortes durante demasiado tempo. 



Nessa noite quando cai na cama dormi sem interrupções e acordei na manhã seguinte ligeiramente desnorteada. Só consegui ordenar os pensamentos e voltar á terra minutos depois. Ouvi barulho lá fora e lembrei-me que naquele dia seria o casamento da Beth, e tristemente era para ser o meu também. Ela estava linda como uma princesa e nervosa, como qualquer noiva, mas estava de segura de si, era o que ela mais queria. 


Estava feliz pela minha irmã, tudo lhe tinha corrido na perfeição e pelo melhor, Richard havia regressado da guerra, estavam prestes a casar e de certeza que em pouco tempo teriam o seu primeiro rebento. Eu estava sinceramente feliz por ela, no entanto, por vezes, perguntava-me porque razão tinha tudo corrido tão bem para ela, e horrivelmente mal para mim?

Devia ter casado e não casei, o meu noivo foi para a guerra e não regressou, apaixonei-me por ele quando pensei que não era possível, e agora estava sozinha, incapaz de sequer imaginar amar outra pessoa, ou casar ou ter filhos. Seria castigo por ter subestimado e recusado a ideia de casar por tanto tempo? Estaria eu a ser castigada? Podia fazer todas as perguntas, mas bem sabia que não ia obter nenhuma resposta.

Escolhi um vestido simples, não queria ofuscar a beleza da noiva, era a sua noite de sonho. 



A cerimónia foi linda e os votos que trocaram, palavras sinceras, repletas do mais puro amor e devoção, não deixaram ninguém indiferente, não houve quem não se emocionasse. Havia realmente muita gente naquele casamento, convidados de todas as famílias, de todo o lado. Depois da cerimónia, juntei-me á festa. Lady Catherine não se tinha poupado a despesas naquele magnífico banquete, e não faltava entretenimento. 

Estava a fazer o que fazia de melhor, deambular pelo salão. Vi o Shadow ao fundo da sala e tive de tentar metê-lo lá fora:

- Não podes estar aqui meu querido! – Disse-lhe fazendo festas e beijando-o no focinho.

Peguei no Shadow, levei-o lá para fora e voltei para o salão. Estava junto da Beth quando o Richard me convida para dançar:

- Será que a minha irmã me dá a honra desta dança? – Perguntou animado.

- Mas claro que sim, como poderia rejeitar. – Respondi sorrindo.

- Então que tal achas desta festa? – Perguntou.

- Está fantástica Richard, já era tempo de Stormhold ter uma celebração. 

- Concordo contigo. – Confirmou ele.

- Estás feliz? – Perguntei.

- Sim, muito feliz...

- Mas… - Insisti.

- Bem, tu sabes, tudo estaria completo se o meu pai e James estivessem aqui.

- Eu sei. – Respondi com tristeza. – De qualquer das formas eles vão estar sempre presentes, aqui. – Disse-lhe colocando a mão em cima do coração.

- Sim. Independentemente de tudo, quero que saibas que és família, uma irmã para mim e que esta será sempre a tua casa.

- Obrigado Richard. – Disse beijando-o carinhosamente na face.

Ele deixou-me e juntou-se a Beth. Não passavam um sem o outro. Eles nunca seriam um casal comum, apostava tudo neste mundo em como eles nunca iriam deixar de se amar, nunca se cansariam um do outro, e o amor que partilhavam seria cada vez maior, até mesmo na velhice.

- Estás linda. – Disse Andrew, aparecendo atrás de mim.

- Obrigado. – Respondi.

- Dás-me a honra desta dança?

- Sim.

Nestas últimas semanas tinha trocado correspondência com Andrew e ele revelava-se agora muito diferente. Tinha-se tornado mais humilde, preocupava-se mais com os outros e menos consigo próprio, a sua presença no geral tinha-se tornado muito mais agradável, e eu já não ansiava cortar-lhe a conversa e afastar-me. Ele tinha-se tornado num grande amigo.

- Estás bem?

- Ultimamente toda a gente faz essa pergunta.

Ele riu e percebeu que eu estava farta, tanto da pergunta como da resposta.

- Provavelmente porque se preocupam contigo. – Explicou.

- Nesse caso, garanto-te que está tudo bem, obrigado por perguntares. Como está a Mary? – Desconversei.

- Ela está bem, é uma rapariga fantástica. – Admitiu com um sorriso estampado na cara.

- Só para ver essa tua cara de apaixonado, valeu a pena que os vossos caminhos se tenham cruzado.

- Valeu e estou muito agradecido, acredita. – Respondeu.

- Ela estava no local certo, no momento ideal. – Respondi.

Minutos depois Richard ordenou silêncio, juntou a multidão e preparou-se para fazer o seu discurso:

- Boa noite a todos. Fico feliz por ver tantos amigos reunidos aqui hoje. Esta festa não é simplesmente uma festa. É a celebração da união de duas famílias, Hastings e Carvain, é a celebração meu amor por esta mulher e do amor dela por mim. Celebramos a esperança e desejos de um futuro próspero e de paz, para nós e para as gerações futuras.

Fazia-se silêncio enquanto Richard falava, todos escutavam as palavras sentidas do novo Lord de Stormhold.

- Aproveito também para homenagear todos os que deram as suas vidas em nome do Rei, como o meu pai, Lord Peter Hastings e o meu irmão James, ele era um verdadeiro Hastings. – Disse obtendo a aprovação da Lady Catherine. – E honrar a minha irmã Lady Isabelle e a minha mãe Lady Catherine pela força que têm demonstrado ao enfrentar tão grande perda. Brindemos. – Disse levantando e seu copo bem alto, seguido de fortes e animados aplausos.

Foi linda, aquela ultima parte. Não consegui evitar emocionar-me e tive de ir lá para fora. Mas antes de ir, olhei em redor distraidamente, e no cimo das escadas do salão, vislumbrei, por breves instantes, uma sombra, uma figura que me pareceu encapuçada, envolta no manto preto. Num segundo estava lá e no outro tinha desaparecido. Quando voltei a olhar e confirmei que não estava lá ninguém conclui que tinha sido fruto da minha imaginação.

Deixei o salão pelas portas que davam para a varanda, encostei-me ao parapeito e limpei as lágrimas. Vendo-me sair, a Beth vem ter comigo, preocupada:

- Estás bem? - Perguntou.

- Sim, está tudo bem. - Respondi automaticamente.

- Não precisas de me mentir sabes…

-Não estou a mentir, estou bem.

- Está bem. – Desistiu.

Houve ali um momento entre nós, de silêncio e o ressentimento que me assombrava acabou por se relevar:

- Qual é a sensação de ter tudo com que sempre se sonhou? – Perguntei.

Ela sorriu e fitou a noite fria. Eu sabia que tinha sido indelicada e arrependi-me logo após ter feito aquela pergunta arrogante, não queria arruinar a noite a Beth, não era essa a minha intenção.

- Esperaste todo este tempo para me fazeres essa pergunta? Já estava a pensar quanto tempo mais irias aguentar sem deitar essa mágoa toda cá para fora. - Respondeu magoada.

- Desculpa Beth, não estou ressentida contigo, estou ressentida com o rumo que as coisas levaram para mim… Pergunto-me porque é que as coisas tiveram de ser assim? O que terei feito para merecer isto? Penso que com o tempo vai ser mais fácil, mas não tem sido.

- Não é, porque tu te recusas a aceitar o que aconteceu Belle. Enquanto não o fizeres, não terás paz…

- Eras de capaz de o fazer? Se fosse o Richard? – Perguntei-lhe frontalmente.

- Eu…não sei. – Admitiu.

- Certo.

- Não conheço a dor pela qual estás a passar, mas tu és jovem, tens a vida toda pela frente, não a podes desperdiçar.

- Seguir em frente significa deixar Stormhold, mas eu não quero ir embora, gosto de estar aqui, sinto-me mais em casa aqui do que na minha própria casa, e pensar em deixar as crianças…parte-me o coração.

- Compreendo Belle, não sei o que te dizer.

- Não precisas dizer nada, já me consola saber que estarás sempre do meu lado.

- E vou, e acredito que és forte o suficiente para seguires com a tua vida.

Ela voltou para dentro, deixando-me ali sozinha. A noite estava fria e resolvi ir ao meu quarto buscar um agasalho, e ao sair reparei que havia luz no quarto de James. Fiquei assustada, mas a curiosidade levou a melhor de mim, fui na direcção do quarto dele silenciosamente, hesitei antes de abrir a porta e quando ganhei coragem para o fazer, olhei para dentro e o quarto estava às escuras e sem ninguém. A minha cabeça estava a pregar-me partidas cruéis.

1 comentário:

  1. e entao fica assim? como sera a seguir agora e so esperar para ver.nao demores

    ResponderEliminar